"AW-11457436238": { "groups": "default" } Criança Brincando Dança e Musicas - Brincadeiras de Meninas

Publicidade.

Criança Brincando Dança e Musicas

Criança Brincando Dança e Musicas




Descrição: 
Separar a turma em grupos a seu critério de escolha. Entregar para cada grupo sequencia de palavras escritas em um papel como por exemplo: CORRER-SACUDIR-FECHAR-RODOPIAR-PARAR com essa mesma sequencia pedir para as crianças montarem um coreografia colocando na ordem que os mesmos quiserem. Dar um tempo para que as crianças possam montar e depois pedir para que as mesmas apresentem para o grupo. Como sugestão você pode colocar uma música de fundo para estimular o grupo e depois trocar as sequencia para todos vivenciar movimentos diferenciados.

É de extrema importância a brincadeira para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que a criança Consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo, até o corporal. É através da brincadeira que a criança vive e reconhece a sua realidade. Podemos dizer que a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem. Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e criar uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se com indivíduo. Com imaginação, apresentação, simulação, as atividades com jogos são considerados como estratégia didática, facilitadora da aprendizagem, quando as situações são planejadas e orientadas por profissionais ou adulto, visando aprender, isto é, proporcionar à criança a construção de algum tipo de conhecimento, alguma relação ou desenvolvimento de alguma habilidade. O lúdico enquanto recurso pedagógico na aprendizagem, deve ser encarado de forma séria, competente e responsável. Usado de maneira correta, poderá oportunizar ao educador e ao educando, importantes momentos de aprendizagens em múltiplos aspectos. Considerando-se sua importância na aprendizagem, o lúdico favorecerá de forma eficaz o pleno desenvolvimento das potencialidades criativas das crianças, cabendo ao educador, intervir de forma adequada, sem tolher a criatividade da criança. Respeitando o desenvolvimento do processo lúdico, o educador poderá desenvolver novas habilidades no repertório da aprendizagem infantil. A importância do lúdico em psicopedagogia por Anita MAtos Santana 2007


Outros exemplos de sequencias:

* ARQUEAR-SE-LEVANTAR-FECHAR-ABRIR
* BALANÇAR-CIRCULAR-ESPALHAR-PLAINAR

Ref. Domínio do Movimento / Rudolf Laban

  • APONTANDO COM O QUADRIL
Faixar etária: a partir dos 6 anos

Descrição: Propor para as crianças que movimentem o quadril em diferentes direções sem mexer o tronco, oscilando movimentos para esquerda, para direita, para frente e para trás. Depois com os pés juntos brincando com as mesmas possibilidades. 
Você pode brincar com o ritmo enquanto as crianças se movimentam também alterar o ângulo das pernas (aberto,fechado, para frente e para trás) e para implementar ainda mais o exercício você poderá propor que as crianças andem pela sala movimentando o quadril em diferentes direções.

Obs: Como outras possibilidades você também pode utilizar outras partes corporais para agregar nesse exercício.




  •  DANÇA DA LARANJA                                                                                                                  
Faixa etária: a partir 3 anos
Local: Sala de aula ou espaço abertoFormam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.


  •  PERCEPÇÃO CORPORAL
Faixa etária: a partir de 1 anoLocal: Sala ampla ou jardim. 


Descrição 
Estimule as crianças a deitar em diferentes posições para perceber partes do corpo. Faça perguntas como: o que está encostando no chão? Quem está sentindo a perna? Quem está com o braço todo apoiado?


Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa nação (o índio, o branco, o negro), como de outras terras longínquas. Num mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm um valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras já está garantido no folclore.
Criança Brincando Dança e Musicas Criança Brincando Dança e Musicas Reviewed by byron amaral on 13:48 Rating: 5

Nenhum comentário

Obrigado estamos lhe aguardando o leitor e nosso melhor companheiro e amigo fica com Deus

"C_R03kRJ8FjsY": { "on": "visible", "vars": { "event_name": "conversion", "send_to": ["AW-11457436238/AHqNCOKJ1IIZEM60qtcq"] } }